7.3.05

Os movimentos anti-Publicidade

O movimento social de crítica e contestação à publicidade nasceu em França nos inícios dos anos 90 pela mão de Yvan Gradis (um activista social de sensibilidade libertária e fundador de «Publiphobe»), de François Brune (escritor, autor de «Bonheur conforme» de 1981, e recentemente do livro «De l’ideologie aujourd’hui» nas edições Parangon), e de outras pessoas, entre as quais o filósofo René Macaire, provenientes de outros movimentos sociais que vão desde a não-violência até aos de reflexão cristã.
Em torno da Associação «Resistência à agressão publicitária» (RAP) um crescente número de pessoas vieram a denunciar quer os atentados físicos às pessoas ou à sua esfera privada ( os prospectos, os placards publicitários, as intrusões telefónicas, as interrupções radiofónicas e televisivas,…) quer as práticas manipulatórias ( a ideologia consumista, a publicidade enganosa, as incitações ao desperdício e ao endividamento…), quer ainda o conteúdo antisocial e maldoso de certas mensagens ( sexismo, violência, individualismo, comportamento perigoso…), e sobretudo, o crescente poder dos publicitários no conjunto da publicidade ( nos desportos, nos media, na educação, na cultura, enfim, na política…)


Mais ao menos ao mesmo tempo nascia no Canadá «Media Foundation», uma associação anglófona, que veio rapidamente a conquistar fama mundial, tornando-se de seguida uma associação internacional, e que edita a revista «Adbusters». Criada por um antigo publicitário, decidido a denunciar os abusos da sua antiga actividade, utiliza os próprios meios publicitários para melhor denunciar e criticar a publicidade. È responsável por variadíssimos «desvios» ás mensagens publicitária originais, que se tornaram famosas entretanto, e que visam denunciar contestar a alienação dos espíritos e a desnaturalização do ambiente que resultam das sucessivas campanhas publicitárias que inundam as nossas sociedades. Esta associação canadiana é também responsável pelas campanhas anuais como o do «dia sem compras» e da «semana sem TV».

Em 1999 é fundada a revista e a Associação Casseurs de Pub por iniciativa de um antigo publicitário francês, e que edita «a revista de ecologia mental» com o mesmo nome, que se tornou também conhecida por uma série de iniciativas como a «o início das aulas sem marcas» ou o lançamento de uma petição para a supressão dos Grandes Prémios de Fórmula 1. Recentemente esta associação lançou um novo jornal com o título e subtítulo «O Decrescimento, o jornal da alegria de viver».

Outra associação é a Paysages de France, criada em 1992, que luta contra toda a forma de poluição visual.

Consultar:
www.adbuster.org
www.antipub.net
http://paysagesdefrance.free.fr



Palavriacto

Palavriacto é um grupo de teatro vocacionado para a recuperação e desenvolvimento da literatura oral ( e a antiga literatura de cordel), bem assim para o conto de histórias. Realizam happenings e teatro de rua, além de produzirem e editarem as suas próprias histórias e peças.
Trabalham também para escolas. Realizam animação de rua e espectáculos em espaços teatrais, bares e cafés culturais.
Revelam uma invulgar criatividade cénica.
O grupo tem realizado espectáculos em todo o país.


Contacto:
palavriacto@net.novis.pt

Place des Resistances, uma aldeia autogerida na Bretanha de 27/4 a 1 de Maio

Está prevista a realização de uma aldeia em autogestão na Bretanha, mais concretamente em Gruellau ( entre Nantes e Rennes) para os dias 27 de Abril a 1 de Maio de 2005.
Porque a utopia, a criação e a realização de projectos emancipadores, é permanente, encaramos esta aldeia – diz-se no anúncio-apresentação - como um momento de experimentações sociais e o encontro entre os actores e as actrizes da mais variadas associações e colectivos.
Instalar-se em Gruellau não é anódino e inconsequente. Neste local desenvolve-se há anos parcerias de solidariedade internacional para com a Nicarágua.
A ideia é viver em conjunto, encontrarmo-nos, formarmo-nos, obter informações e criar laços e redes para continuar a lutar fora dos circuitos habituais.
Praça das Resistência não é, pois, uma festa política nem um festival, mas antes um local de vida.

Para mais informações consultar:
www.passerelleco.info
http://www.passerelleco.info/article.php3?id_article=399&recherche=place+des+resistences

Bush exporta Deus

Investigadores do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) de Washington estão convencidos da importância do «factor Deus. Segundo eles o fervor religioso, actualmente muito em voga nos Estados Unidos, é parte integrante de numerosos programas de ajuda norte-americana aos países africanos, o que constitui um factor da maior importância para os tornar mais eficazes, comparativamente àquelas ajudas que primam pela laicidade, como são na grande maioria dos casos, os programas implementados pelos países europeus.
Fonte: Nouvel Observateur

Como estancar o terrorismo

«Everyone’s worried about stopping terrorism. Well, there’s a really easy way: stop participating in it»

N. Chomsky

Conferência-debate de João Bernardo

Está marcada para o dia 10 de Março a realização de uma Conferência-Debate na Faculdade de Letras do Porto, às 17 horas, por João Bernardo (autor de vários livros sobre economia, filosofia e teoria política) e subordinada a tema «Estado e Lutas Sociais».
Recorde-se que a última obra de João Bernardo é «Nos Labirintos do Fascismo», edição da Afrontamento (2004) em que o autor faz um inventário histórico-geográfico completo das características e do grupos fascistas desde o seu aparecimento nos alvores do século XX até aos nossos dias.
João Bernardo destacou-se igualmente, nos anos de 1974 e 1975, na defesa das teses do conselhismo operário em Portugal.

Será que o nome do próximo Papa é João XXIV ?

Uma intrigante pergunta paira sobre os nossos espíritos inquietos face à doença imparável do actual Sumo Pontífice: será que o seu sucessor se chamará João 24?