4.2.05

Arte contra os muros: Tijuana converte em arte o seu muro da vergonha

A cidade mexicana Tijuana, uma cidade na fronteira entre México e os Estados Unidos, vai marcar presença na ARCO (Feira internacional de Arte Contemporânea de Madrid) que se realiza anualmente e cuja edição de 2005 está prestes a abrir as portas (em 9 de Fevereiro)
Com efeito, as obras de 39 artistas da cidade de Tijuana serão expostas ao longo de 2,2 Km através de uma reprodução do muro que rodeará todo o recinto da Feira.
Recorde-se que o muro de Tijuana foi construído pelas autoridades norte-americanas para combater a imigração dos mexicanos e dos americanos do sul






Portugal tem a mão-de-obra mais barata…

Qual é o preço de 1/hora de trabalho assalariado?

Para que se saiba quanto se é explorado em Portugal, e como o rendimento é tão mal distribuído no nosso país, que também é o país onde se trabalha mais com maior número de horas de trabalho!!!!

O custo de trabalho em Portugal ascendia aos 8,13 euros/hora em 2000, o valor mais baixo entre os países da União Europeia. Os dados são do Eurostat.

Segundo um estudo do Eurostat, o custo médio horário da mão-de-obra na indústria e nos serviços variava, em 2000, entre os 8,13 euros em Portugal e os 28,56 euros na Suécia. A média europeia era de 22,70 euros/hora.

Depois de Portugal, os custos laborais mais baixos pertencem à Grécia (10,40 euros/hora), Espanha (14,22 euros/hora) e à Irlanda (17,34 euros/hora). Os custos mais elevados, por sua vez, ocorrem na Suécia e Dinamarca (ambos com 27,10 euros/hora) e na Alemanha (26,54 euros/hora).

O Eurostat salienta, ainda, que o custo de mão-de-obra em Portugal, durante o período em análise, chegou a ser mais barato do que em alguns países recentemente integrados na UE. O Chipre (10,74 euros/hora) e a Eslovénia (8,98 euros/hora) são dois exemplos apontados.

Porém,o custo médio por hora de trabalho dos países que acabaram de aderir à EU (República Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovénia, Polónia, Malta, Chipre, Lituânia, Estónia, Letónia) situava-se nos 4,21 euros.

fonte: TSF